Como
conseqüência da hiperatividade/impulsividade, a criança DDA
faz primeiro, pensa depois. Reage irrefletidamente à maioria dos
estímulos que se apresentam. Não porque seja mal-educada, imatura
ou pouco dotada intelectualmente. Isso se deve ao fato de o DDA
apresentar a área cerebral responsável pelo controle dos impulsos e
filtragem de estímulos - córtex pré-frontal - não tão
eficiente. Isso não significa que ela não pode aprender a controlar
seu comportamento impulsivo. Tanto pode que muitas vezes tem
consciência dele, embora não consiga controlá-lo e assim, absorve
as críticas que recaem sobre sua conduta.
Muitas
vezes, é considerada uma criança imatura e pouco inteligente, mas a
verdade é que em relação à capacidade cognitiva, essa criança se
equipara e em alguns casos, até se sobressaem às demais.
O
fato é que a criança DDA é constantemente inundada com estímulos
que não consegue filtrar corretamente. A conseqüência mais
evidente é que ela parece não conseguir priorizar. É um tanto
comum que tenha dificuldades em aprender ou memorizar, isso porque
não consegue sustentar a atenção e se manter concentrada por tempo
suficiente, com a intensidade adequada; e não porque não
possa,
não queira, ou porque seja pouco capaz. Freqüentemente não termina
as tarefas que começa, porque algum estímulo a atrai
irresistivelmente. Até que um outro estímulo a atraia e também
abandone o anterior e assim sucessivamente, até que por fim se sinta
sobrecarregada, confusa e não termine o que começou a fazer lá
no início.
Muitas
vezes, experimentará dificuldades em adequar-se a rotinas tão
esquematizadas.
O
desempenho escolar da criança com DDA é marcado pela instabilidade.
Em um momento, ela é brilhante. Em outro, inexplicavelmente, não
consegue apreender os conteúdos ministrados. A
instabilidade
de atenção é a causa desse sobe-e-desce no desempenho.
Caso a criança seja também hiperativa, o problema pode
agravar-se, pois, além da desatenção, a incapacidade de manter-se
quieta em sua carteira a impedirá não só de aprender, como
também de conquistar e manter amizades.
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