terça-feira, 22 de novembro de 2011

Desenvolvimento e aprendizagem.




Como conseqüência da hiperatividade/impulsividade, a criança DDA faz primeiro, pensa depois. Reage irrefletidamente à maioria dos estímulos que se apresentam. Não porque seja mal-educada, imatura ou pouco dotada intelectualmente. Isso se deve ao fato de o DDA apresentar a área cerebral responsável pelo controle dos impulsos e filtragem de estímulos - córtex pré-frontal - não tão eficiente. Isso não significa que ela não pode aprender a controlar seu comportamento impulsivo. Tanto pode que muitas vezes tem consciência dele, embora não consiga controlá-lo e assim, absorve as críticas que recaem sobre sua conduta.
Muitas vezes, é considerada uma criança imatura e pouco inteligente, mas a verdade é que em relação à capacidade cognitiva, essa criança se equipara e em alguns casos, até se sobressaem às demais.
O fato é que a criança DDA é constantemente inundada com estímulos que não consegue filtrar corretamente. A conseqüência mais evidente é que ela parece não conseguir priorizar. É um tanto comum que tenha dificuldades em aprender ou memorizar, isso porque não consegue sustentar a atenção e se manter concentrada por tempo suficiente, com a intensidade adequada; e não porque não
possa, não queira, ou porque seja pouco capaz. Freqüentemente não termina as tarefas que começa, porque algum estímulo a atrai irresistivelmente. Até que um outro estímulo a atraia e também abandone o anterior e assim sucessivamente, até que por fim se sinta sobrecarregada, confusa e não termine o que começou a fazer lá no início.
Muitas vezes, experimentará dificuldades em adequar-se a rotinas tão esquematizadas.
O desempenho escolar da criança com DDA é marcado pela instabilidade. Em um momento, ela é brilhante. Em outro, inexplicavelmente, não consegue apreender os conteúdos ministrados. A
instabilidade de atenção é a causa desse sobe-e-desce no desempenho. Caso a criança seja também hiperativa, o problema pode agravar-se, pois, além da desatenção, a incapacidade de manter-se quieta em sua carteira a impedirá não só de aprender, como também de conquistar e manter amizades.

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