terça-feira, 22 de novembro de 2011

Inclusão:


O aluno a ser incluído pode possuir problemas de auto-estima por crescer com rótulos que criticam um comportamento que ele não é capaz de controlar. A baixa auto-estima também atrapalha as interações sociais desse sujeito, somada às características principais do transtorno: desatenção, hiperatividade fisica e ou mental e impulsividade, Muitas vezes, pode ter problemas com os colegas por abandonar brincadeiras e conversas, por não parar quieto, por ter reações exageradas quando frustrado. Nesse sentido, o tratamento é extremamente importante, assim como a atenção do professor em relação a auto estima e as intereções desse aluno com seus colegas, visando tomar atitudes para promover melhorias nesses dois aspectos.
A inclusão depende muito do conhecimento do professor sobre o assunto e das suas atitudes em relação à esse aluno. Priorizar elogios auxilia em um aumento dessa auto estima. Para promover as interações sociais positivas dessa criança, o professor pode usar da criatividade dela na criação de jogos e brincadeiras a serem desenvolvidos pelos colegas, deve repreender comportamentos impulsivos que culminam em desentendimentos, incentivar o aluno a terminar brincadeiras e histórias que estava contando.
O mais importante para que ocorra a inclusão é conhecer o aluno. O TDAH tem seus sintomas gerais, mas os comportamentos que derivam desses sintomas são únicos. Para isso, escola e família devem trabalhar em conjunto na busca e no desenvolvimento do tratamento, pois esse transtorno não é algo que se restringe a terapias e medicações: vai ser parte constante do cotidiano desse sujeito. 

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