O
papel do professor já começa no diagnóstico do aluno com TDAH pois
os sintomas desse transtorno são mais visíveis na escola. Sendo
assim, é importante que os profissionais da educação conheçam o
assunto para que possam avaliar e encaminhar o aluno para testes com
um especialista e descobrir se, de fato, o TDAH está presente. Caso
o aluno seja diagnosticado, a observação desse aluno em sala de
aula é importante para o processo de tratamento.
O
professor deve conhecer o seu aluno com TDAH, desenvolver uma relação
empática com ele e trabalhar no sentido de estabelecer uma relação
de confiança com esse aluno, para que ele se sinta confortável no
ambiente escolar. Conhecendo e estabelecendo uma boa relação com o
seu aluno, professor poderá fazer uso de suas potencialidade e
dificuldades no planejamento e execução de atividades em sala de
aula que facilitem o aprendizado dos conteúdos escolares por parte
desse aluno.
Como
esse aluno tem dificuldades em se manter focado e quieto em sala de
aula, o professor deve buscar trabalhar com vários recursos como
computador, jogos, vídeos, filmes, músicas, o que torna a aula mais
interessante para toda a turma.
A
falta de atenção do aluno requer uma atenção especial do
professor: é importante que ele se sente perto do professor de forma
estratégica onde haja o minimo de objetos possíveis que possam
distraí-lo.
O
aluno TDAH também necessita de encorajamento para a realização das
atividades e nesse aspecto a família também deve encorajar na
realização das tarefas. Esse encorajamento deve ser o mais imediato
possível e frequente.
É
importante incentivar mais do que punir, mas ambos devem ocorrer
imediatamente após o comportamento, tanto elogios quanto críticas.
Também
é necessário dar lembretes amigáveis a criança sobre o
desenvolvimento da tarefa, esse lembrete pode ser direto ou pode ser
dito ao coleguinha sentado próximo à ela.
Instruções
verbais de forma clara e simples antes da tarefa ajudam tantos os
alunos com TDAH quanto os alunos sem TDAH.
Como
a atenção do aluno se dispersa facilmente, sua mesa deve conter
somente o material necessário para a realização de cada tarefa, o
professor pode pedir às crianças para guardarem os outros objetos.
Chamar
a criança com TDAH pelo nome, falar diretamente com ela também é
importante para ajudá-la a manter o foco e checagens constantes da
realização da tarefa também ajuda o aluno a manter o foco e
concluir a atividade.
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