terça-feira, 22 de novembro de 2011

O papel do professor.


O papel do professor já começa no diagnóstico do aluno com TDAH pois os sintomas desse transtorno são mais visíveis na escola. Sendo assim, é importante que os profissionais da educação conheçam o assunto para que possam avaliar e encaminhar o aluno para testes com um especialista e descobrir se, de fato, o TDAH está presente. Caso o aluno seja diagnosticado, a observação desse aluno em sala de aula é importante para o processo de tratamento.
O professor deve conhecer o seu aluno com TDAH, desenvolver uma relação empática com ele e trabalhar no sentido de estabelecer uma relação de confiança com esse aluno, para que ele se sinta confortável no ambiente escolar. Conhecendo e estabelecendo uma boa relação com o seu aluno, professor poderá fazer uso de suas potencialidade e dificuldades no planejamento e execução de atividades em sala de aula que facilitem o aprendizado dos conteúdos escolares por parte desse aluno.
Como esse aluno tem dificuldades em se manter focado e quieto em sala de aula, o professor deve buscar trabalhar com vários recursos como computador, jogos, vídeos, filmes, músicas, o que torna a aula mais interessante para toda a turma.
A falta de atenção do aluno requer uma atenção especial do professor: é importante que ele se sente perto do professor de forma estratégica onde haja o minimo de objetos possíveis que possam distraí-lo.
O aluno TDAH também necessita de encorajamento para a realização das atividades e nesse aspecto a família também deve encorajar na realização das tarefas. Esse encorajamento deve ser o mais imediato possível e frequente.
É importante incentivar mais do que punir, mas ambos devem ocorrer imediatamente após o comportamento, tanto elogios quanto críticas.
Também é necessário dar lembretes amigáveis a criança sobre o desenvolvimento da tarefa, esse lembrete pode ser direto ou pode ser dito ao coleguinha sentado próximo à ela.
Instruções verbais de forma clara e simples antes da tarefa ajudam tantos os alunos com TDAH quanto os alunos sem TDAH.
Como a atenção do aluno se dispersa facilmente, sua mesa deve conter somente o material necessário para a realização de cada tarefa, o professor pode pedir às crianças para guardarem os outros objetos.
Chamar a criança com TDAH pelo nome, falar diretamente com ela também é importante para ajudá-la a manter o foco e checagens constantes da realização da tarefa também ajuda o aluno a manter o foco e concluir a atividade. 

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