terça-feira, 22 de novembro de 2011

Recursos pedagógicos:


O professor pode fazer o uso de jogos, histórias, vídeos, brinquedos, filmes e reportagens durante a aula. Pude vivenciar uma atividade diferenciada na escola 304 norte, que achei um recurso interessante e atraiu a atenção dos alunos: jogar pega-varetas e depois fazer os cálculos dos pontos. Funcionou bem, pois, ao final do jogo, os alunos estavam muito interessados em saber quem ganhou, então, correram pra fazer as contas, pediram ajuda da professora. Em cada rodada dessa atividade, mudava-se o valor de cada cor de vareta para que fossem feitas novas contas.
Outra atividade interessante que observei foi a construção do aquário. A professora e os alunos leram um texto sobre peixes e depois foram fazer origamis de peixes e pintá-los de acordo com as características lidas no textos. Depois, era a hora de criar o habitat dos peixes, os alunos pintaram e cortaram algas e pedras e depois colaram tudo num aquário desenhado numa caixa de papel.
Outros recursos interessantes a serem usados são os chamados Objetos de aprendizagem que são “qualquer entidade, digital ou não, na
qual pode ser usada, reusada ou referenciada durante o ensino auxiliado por tecnologia, IEEE
P1484.12 (2000)”. Jogos em flash, animações e slides são exemplos desse recurso que tornam a aula mais interessante.
Para conhecer alguns Objetos de Aprendizagem, visite o site BancoInternacional de Objetos Educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário